PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Transforme vidas com conhecimento especializado em transtorno do espectro autista
Transforme vidas com conhecimento especializado em transtorno do espectro autista
Aulas Online e
Ao Vivo
Um curso completo para profissionais, familiares e cuidadores
A TECER oferece um programa de especialização lato sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), destinado a capacitar profissionais da saúde e educação, bem como familiares e cuidadores.
Nosso curso é estruturado para proporcionar conhecimentos teóricos e práticos baseados em evidências científicas, promovendo uma abordagem inclusiva e eficaz para atender às necessidades das pessoas com TEA.
Conteúdo atualizado e metodologias inovadoras.
Apresentação de evidências científicas e experiências reais.
Desenvolvimento de habilidades práticas para lidar com situações reais.
Uso de tecnologias assistivas para suporte no ensino e na inclusão.
Conhecimentos aplicáveis no dia a dia.
Suporte para familiares e cuidadores.
Oportunidade de networking com profissionais experientes na área.
Por que escolher a nossa pós-graduação em TEA?
Metodologia inovadora
Desenvolvido por V4 Company - Kuerten & Ávilla&CO © 2025. Todos os direitos reservados.
Garanta sua vaga e inicie sua jornada de aprendizado!
QUEM SOMOS?
A Tecer tem a educação como propósito, acreditando no seu poder de transformação. Mais do que transmitir conhecimento, nossa missão é formar profissionais capazes de mudar realidades, criar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo.
Com o aumento da busca por profissionais capacitados para atuar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a especialização é essencial para quem deseja se destacar e atender às novas demandas da sociedade.
Conheça a TECER
Com quem irá aprender?
Possui graduação em economia pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UNIDF (2002), pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, Mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília – UnB e Doutor em Educação pela UnB. Professor-tutor do Instituto Federal de Brasília – IFB até 2014, Coordenador do Projeto de Extensão “Universidade de Olho no Orçamento” até 2015, Professor Voluntário do CDF/UNB e Professor do curso de Ciências
Riezo Silva Almeida
Coordenador de Pós-Graduação
Mestrado em Tecnologias em Saúde e Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar em Oncologia. Autora e organizadora de livros na área da saúde. Speaker de multinacionais. Gestora técnica no Hospital Naval de Salvador (Marinha do Brasil). Presidente do Grupo Técnico de Oncologia do CRF-BA. Coordenadora de Farmácia da Sanar.
Amanda Arruda
Coordenadora de Pós-Graduação
Nosso curso conta também com a certificação QABA, garantindo credibilidade e reconhecimento no mercado. Ela comprova sua qualificação por meio de um treinamento rigoroso e padrões exigentes, destacando seu comprometimento com a excelência e oferecendo um diferencial competitivo na sua carreira.
* Sujeito a valor adicional, confira mais informações
A) Princípios fundamentais da aprendizagem criativa
B) Teorias e modelos de aprendizagem criativa
C) Papel do educador na aprendizagem criativa
D) Ambientes que favorecem a aprendizagem criativa
E) Tecnologias na promoção da criatividade
F) Métodos e técnicas de ensino criativo
G) Atividades práticas e projetos criativos
H) Avaliação da aprendizagem criativa
I) Resistências à implementação da aprendizagem criativa
J) Personalização da aprendizagem
K) Manter a motivação e o engajamento
L) Ética e responsabilidade na aprendizagem criativa
M) Casos de sucesso e estudos de caso
N) Tendências futuras em aprendizagem criativa
O) Criatividade em contextos futuros
P) Criando uma comunidade de aprendizagem criativa
A) Desenvolvimento motor
B) Desenvolvimento motor da criança
C) Reflexos infantis
D) Habilidades motoras rudimentares
E) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
F) Locomoção
G) Equilibração e manipulação
H) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
I) Habilidades especializadas
J) Combinação de movimentos
K) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
L) Aprendizagem motora
M) Fatores intervenientes
N) Resultados da aprendizagem motora
O) Transferência de aprendizagem (TA)
A) Educação especial no mundo
B) Educação especial no Brasil
C) Legislação da educação especial: percurso histórico
D) Educação especial x educação inclusiva
E) Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva
F) Adaptações curriculares para a inclusão
G) Os desafios dos professores na educação inclusiva
H) Capacitação docente para educação inclusiva
I) Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
J) Parâmetros curriculares nacionais e a educação inclusiva
K) Equipe multidisciplinar para educação inclusiva
L) Família e escola no processo de inclusão
M) Tecnologia assistiva na educação inclusiva
N) Salas de recursos multifuncionais
O) Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva
P) Deficiências e transtornos objeto da educação inclusiva
A) Origem da psicologia – influências filosóficas
B) Psicologia científica
C) Escolas psicológicas
D) Objeto de estudo da psicologia
E) Origem da psicopedagogia
F) Concepções teóricas
G) Psicopedagogia na prática
H) Formas de atuação no mercado de trabalho
I) O que é psiquismo humano?
J) Fatores que impactam o desenvolvimento do psiquismo
K) Processos e constituição do psiquismo humano
L) Processos e constituição do psiquismo humano: consciência, emoções, pensamento e linguagem do desenvolvimento humano
M) Teorias do desenvolvimento
N) Humanismo
O) Psicanálise
P) Aprendizagem na adolescência
A) História da psicologia
B) Origem da psicologia moderna
C) Objeto de estudo da psicologia
D) Escolas psicológicas
E) Evolução histórica da psicologia da educação
F) Concepções de psicologia da educação
G) Noções de psicopedagogia
H) Noções de neuropsicopedagogia
I) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
J) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
K) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
L) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
M) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
N) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
O) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
P) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta
A) Psicomotricidade
B) Elementos base da psicomotricidade
C) Diferentes abordagens psicomotoras, teoria e prática
D) Hemisférios cerebrais na psicomotricidade
E) Simbolização do corpo
F) Contribuições da fisioterapia, medicina e psicologia para a psicomotricidade
G) Pensamento clínico nas atividades em psicomotricidade
H) Maturação e implicações neurológicas para a motricidade humana
I) Gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial
J) Avaliação psicomotora
K) Influências na psicomotricidade
L) Afetividade nas intervenções psicomotoras
M) Vivências em psicomotricidade e o trabalho com família
N) Técnicas para reabilitação psicomotora
O) Educação e reeducação psicomotora
P) O psicólogo na reabilitação psicomotora
A) Distúrbios da aprendizagem
B) Transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem
C) Características dos distúrbios de aprendizagem
D) Processo de inclusão e os distúrbios de aprendizagem
E) Transtornos e distúrbios relacionados à aprendizagem
F) Transtorno do espectro autista (TEA)
G) TDAH e TOD
H) Transtorno específico da aprendizagem
I) Aspectos neuropsicológicos: estruturas iniciais
J) Aspectos neuropsicológicos e aprendizagem
K) Aspectos neuropsicológicos e os transtornos/distúrbios de aprendizagem
L) Evidências neurológicas na intervenção psicopedagógica
M) Conceitos e limites da abordagem psicopedagógica
N) Principais teorias para a abordagem psicopedagógica
O) Epistemologia convergente de Jorge Visca
P) Fundamentos da abordagem centrada na pessoa e a psicopedagogia
A) Conceito e histórico de avaliação psicológica
B) Ética e legislação em Avaliação Psicológica
C) Elaboração de documentos em avaliação psicológica
D) Devolutiva de Avaliação Psicológica
E) Contexto clínico e organizacional do uso da avaliação psicológica
F) Contexto da avaliação psicológica em ambiente escolar
G) A avaliação psicológica no campo judiciário e esportivo
H) Avaliação Psicológica no esporte e para porte de arma de fogo
I) Avaliação Psicológica na Infância e na Adolescência
J) Avaliação Psicológica em Adultos
K) Avaliação Psicológica em Idosos
L) Avaliação Psicológica em Grupos
M) A entrevista no processo de avaliação psicológica
N) Testes e observação na avaliação psicológica
O) Integração das informações e orientações e devolutiva
P) Documentos decorrentes da avaliação psicológica
A) Do autismo ao transtorno do espectro autista
B) Características do transtorno do espectro autista
C) O transtorno do espectro autista e outras síndromes
D) O tratamento da pessoa com transtorno do espectro autista
E) A legislação nacional aplicada ao TEA
F) Acordos internacionais relativos ao TEA
G) O TEA e o Estatuto da Pessoa com Deficiência
H) Direitos humanos e transtorno do espectro autista
I) O direito à educação no Brasil
J) O direito à educação da pessoa com TEA no Brasil
K) Inclusão da pessoa com TEA no ensino regular
L) Educação em direitos humanos e o TEA
M) Desafios dos professores que lidam com o TEA em sala de aula
N) Formação continuada para professores que lidam com TEA
O) Atendimento Educacional Especializado para crianças com TEA
P) Cuidadores e sua atuação na educação da criança com TEA
A) O Transtorno do Espectro Autista/ Parâmetro Legal
B) Reconhecer a Singularidade / Mapa do Perfil do TEA
C) Alterações Sensoriais no Autismo
D) Crises ou Birras?
E) Meltdown e Shutdown no Autismo
F) Estratégias e Instrumentos para Ensinar Pessoas com TEA
G) Práticas de Vida Diária - Independência e Autonomia
H) Como Incluir a Pessoa com TEA no Espaço Escolar
I) Práticas Pedagógicas
J) Recursos, Estratégias e Avaliação
A formação mais completa está aqui!
Aulas Online e
Ao Vivo
Um curso completo para profissionais, familiares e cuidadores
A TECER oferece um programa de especialização lato sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), destinado a capacitar profissionais da saúde e educação, bem como familiares e cuidadores.
Nosso curso é estruturado para proporcionar conhecimentos teóricos e práticos baseados em evidências científicas, promovendo uma abordagem inclusiva e eficaz para atender às necessidades das pessoas com TEA.
A Tecer tem a educação como propósito, acreditando no seu poder de transformação. Mais do que transmitir conhecimento, nossa missão é formar profissionais capazes de mudar realidades, criar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo.
Com o aumento da busca por profissionais capacitados para atuar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a especialização é essencial para quem deseja se destacar e atender às novas demandas da sociedade.
Conheça a TECER
QUEM SOMOS?
Por que escolher a nossa pós-graduação em TEA?
Apresentação de evidências científicas e experiências reais.
Suporte para familiares e cuidadores.
Desenvolvimento de habilidades práticas para lidar com situações reais.
Uso de tecnologias assistivas para suporte no ensino e na inclusão.
Conhecimentos aplicáveis no dia a dia.
Oportunidade de networking com profissionais experientes na área.
Foco em acolhimento e inclusão para todas as fases da vida.
Módulos exclusivos para suporte a familiares e cuidadores.
Conteúdo atualizado e relevante baseado em evidências científicas.
Professores altamente qualificados nas áreas da Educação e Saúde.
Mestrado em Tecnologias em Saúde e Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar em Oncologia. Autora e organizadora de livros na área da saúde. Speaker de multinacionais. Gestora técnica no Hospital Naval de Salvador (Marinha do Brasil). Presidente do Grupo Técnico de Oncologia do CRF-BA. Coordenadora de Farmácia da Sanar.
Amanda Arruda
Coordenadora de Pós-Graduação
Possui graduação em economia pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UNIDF (2002), pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, Mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília – UnB e Doutor em Educação pela UnB. Professor-tutor do Instituto Federal de Brasília – IFB até 2014, Coordenador do Projeto de Extensão “Universidade de Olho no Orçamento” até 2015, Professor Voluntário do CDF/UNB e Professor do curso de Ciências
Coordenador de Pós-Graduação
Riezo Silva Almeida
A formação mais completa está aqui!
Nosso curso conta também com a certificação QABA, garantindo credibilidade e reconhecimento no mercado. Ela comprova sua qualificação por meio de um treinamento rigoroso e padrões exigentes, destacando seu comprometimento com a excelência e oferecendo um diferencial competitivo na sua carreira.
* Sujeito a valor adicional, confira mais informações